Site oficial da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela

A História da Cidade

10/04/2019

Chamado originalmente de Campestre Canella, o local onde hoje se situa a cidade de Canela era rota de passagem de comboios de tropeiros que levavam gado, queijo e couro do Centro do país para o Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Antes terra dos índios Caaguás, a sesmaria teve como primeiro proprietário Joaquim da Silva Esteves, que obteve, em 1821 da Coroa Portuguesa, o título de “Senhor do Campestre Canella”. Árvore nativa, a caneleira fornecia a sombra para o merecido descanso dos viajantes, que pousavam perto de onde fica hoje a praça central da cidade, chamada de João Corrêa, em homenagem ao grande impulsionador da região.

No início do século 20, a região era habitada por famílias de fazendeiros e por imigrantes alemães e italianos vindos de diferentes colônias do Estado. O desbravador do povoado foi o Coronel João Corrêa Ferreira da Silva que
construiu a estrada de ferro, obra iniciada em 1913 e concluída em 1925, ligando Canela a Taquara. Com a ferrovia em pleno funcionamento, o movimento se intensificou e em 2 de março de 1926, Canela foi designada Sexto Distrito de Taquara. O município foi oficialmente estabelecido bem depois, em 28 de dezembro de 1944.

A economia girava em torno das serrarias e da industrialização da madeira. Em 1913, foi criada a “Companhia Florestal Riograndense”, que comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração da madeira
foram instaladas cinco serrarias.

Esse movimento econômico fez com que surgissem os primeiros hotéis. Nesse tempo, o movimento turístico era chamado de “veraneio”e as famílias subiam a Serra para fugir do calor de Porto Alegre e das áreas mais baixas do Estado no verão. Com a emancipação, Canela passou a voltar seus esforços para equipar o município com uma estrutura turística para receber os visitantes.

E recursos naturais para encantar os turistas nunca faltaram a Canela e são hoje cada vez mais acessíveis. Paisagens deslumbrantes, cascatas, araucárias centenárias e ainda um inverno com friozinho e neblinas europeias encantamos turistas. Tudo isso faz do turismo a tendência natural de Canela.

Hoje a cidade conta com 44 mil habitantes, 4 mil leitos em hotéis e pousadas, restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos e dezenas de atrações para os turistas. Canela está pronta para recebê-los!! Neste aplicativo, você vai encontrar de maneira fácil e interativa as me;hores informações e dicas para curtir a cidade. Canela, Paixão Natural!

Dica: O local onde os imigrantes alemães Guilherme e Barbara Wasem, primeiros moradores do Caracol pode ser visitado ainda hoje. O casal chegou à região em 1874 e se instalou perto da cascata, no caminho do Vale da Lageana. É um lugar lindo e rende boas fotos da paisagem típica, com muitas araucárias. Desça a estrada do Caracol e vire a esquerda logo após a fábrica de móveis Lapele. Passe uma ponte e vire a direita na placa Vale da Lageana. A casa, com uma placa sinalizando fica 500 metros adiante, a esquerda, ao lado do hotel Cabanas Brocker.

Last modified: 16/04/2019

Comments are closed.