A sinuosa Estrada do Caracol revela mais que araucárias centenárias e paisagens típicas da Serra. Ali também está famoso Castelinho Caracol, uma das primeiras residências da cidade, hoje transformada em museu e casa de chá, que serve o melhor apfelstrudel de toda a região.

Sobre o Castelinho Caracol

O Castelinho Caracol, uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no inicio entre 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen e sua esposa Luiza Sommer. O casal teve seis filhos: Fernando, Alfredo, Cora e Ivone, todos nascidos no Caracol.

A residência foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. A madeira recebeu um tratamento de imersão durante seis meses nas águas do Arroio Caracol, um tratamento biológico para ser serrada e seca naturalmente na sombra, o que a tornou tão duradoura. Depois disso, foi trabalhada e cortada de acordo a servir a construção da residência, em forma de um pequeno castelo, com 18 ambientes.

No primeiro pavimento encontram-se quartos, sala de jantar, sala de música, banheiro e cozinha. No segundo pavimento, o destaque fica para o quarto de costura, onde as filhas de Pedro e Luiza Franzem faziam os vestidos e costuravam as capas das cobertas de pena, que secavam na torre. De lá, temos uma vista 180º para o vasto verde do entorno. O Castelinho Caracol preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar do tempo – mais de um século! – e mostram que a construção é resultado de técnica, conhecimento e beleza.


Dica de Canelense

Após a visita pelo museu, aproveite para provar o apfelstrudel, uma torta de maçã com receita tradicional da família Franzen, servido quentinho com nata ou sorvete e um delicioso chá de maçã e canela.


Fotos do Castelinho Caracol

Localização e contato

🗺 Estrada do Caracol (RS-466), km 3
⏲ Diariamente das 9h às 13h e das 14h30 às 17h30
☎ (54) 3278 3208
📧 museu@castelinhocaracol.com.br
💻 castelinhocaracol.com.br
💬 Português e Alemão