Em Brasília, Secretária de Turismo busca recursos para investir no turismo e na cultura

A secretária de Turismo e Cultura de Canela, Carla Reis e o diretor de Marketing e Eventos, Eduardo Idalino retornaram de Brasília hoje (17.2), após cinco dias de agenda na capital federal em busca de recursos para se investir em ações e eventos no Município.
A primeira agenda com a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, que também é a diretora da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários de Turismo). No encontro, discutem cooperação técnica e avaliaram projetos para a economia criativa por um novo olhar do Turismo.
Carla Reis defendeu o novo olhar sobre o turismo e informou que Canela começa a dar o mesmo incentivo que a Setur para o turismo rural. “É uma forma de ampliarmos os horizontes para a agricultura familiar e gerar emprego e renda”, pontuou.
As duas gestoras conversaram sobre rota cinematográfica, que ambas as cidades estão desenvolvendo. Brasília aproveitando os filmes nacionais e internacionais rodados aqui, como o atual campeão de bilheterias “Eduardo e Mônica”, inspirado na canção da Legião Urbana, escrita por Renato Russo. Carla Reis informou que Canela está desenvolvendo algo similar, mostrando o Parque do Caracol, onde foi rodada a minissérie “Casa das Sete Mulheres”, partes do filme “O Quatrilho”, que originou o novo cinema brasileiro, nos anos 1990, e a novela “Chocolate com Pimenta”.
No Ministério do Turismo, Carla e Eduardo, trataram sobre parceria para patrocínio e convênios e ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Já na assessoria Especial Parlamentares e Federativos do ministério gerida por Bob Santos conversaram sobre emendas parlamentares e colaboração com os eventos de Canela. Já na secretaria de Aviação Civil, o assunto foi a infraestrutura do aeródromo municipal.
Com técnicos do Ministério trabalharam o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), instituído para a formalização das pessoas e empresas que atuam no setor e da obrigatoriedade do cadastramento para algumas categorias, como meios de hospedagem, agências e guias de turismo.
Com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o gerente de assessoria internacional Jorge Kadri. O encontro teve como objetivo realizar troca de informações para o aumento do fluxo turístico e dos investimentos em turismo. “O que a gente puder fazer para fortalecer os laços de Turismo em Canela, especialmente nesse cenário de retomada, será feito”, destacou Brito.
Na Confederação Nacional de Municípios (CNM) foram recepcionados pela analista técnica de Turismo, Marta Feitosa, onde conversaram sobre as ações exitosas do município perante a retomada da economia pós-pandemia.
Com o secretário especial da Cultura Adjunto, Hélio Ferraz de Oliveira, eles foram em busca de recursos financeiros para o setor cultural. “Estamos buscando possibilidades para que o Município consiga fomentar a cultura. O secretário ficou muito surpreso com todo o nosso potencial e se prontificou em auxiliar”, destacou Carla.
Além desta extensa agenda, Carla e Eduardo protocolaram nos gabinetes dos deputados federais do RS, solicitações de emendas parlamentares ao município.
“Voltamos para Canela muito otimistas, agora é dar atenção aos projetos e documentações que nos foram solicitados nos diversos órgãos e departamentos que visitamos”, finalizou a secretária.

Confira as fotos exclusivas: