O que é o caminho de Caravaggio?

Durante o percurso, você viverá uma experiência única feita de fé, reflexão e conexão com a natureza. Este guia reúne todas as informações necessárias para que você peregrine pelos caminhos de Caravaggio com segurança, saúde e conforto.

Os Caminhos de Caravaggio passam pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do sul e Farroupilha. O trajeto de 200 km liga os santuários de Farroupilha e Canela. Leia com atenção todas as dicas e orientações a seguir deste Guia do Peregrino. Também é imprescindível que você estude com muita atenção os mapas, distâncias e gráficos. Entender bem cada passo do percurso é a melhor forma de você aproveitar tudo o que esta grande experiência tem a oferecer.

Orientações para realizar o percurso:

Avise as pessoas

Sempre deixe alguém avisado sobre seu itinerário, de preferência com os locais e dias.


Quando ir?

As melhores estações para percorrer pela primeira vez são a final do Inverno e início de Primavera (de Agosto a início de Outubro ainda baixa temporada), Verão (Janeiro a Março) e Outono de (Março a Maio também baixa temporada).


Como chegar ao Caminho de Caravaggio em Canela

AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALGADO FILHO está localizada à 111 Km com terminal de ônibus que liga o Aeroporto a Canela;

AEROPORTO REGIONAL DE CAXIAS DO SUL CANTERGIANI está localizada à 70 Km da cidade de Canela;

AERÓDROMO MUNICIPAL recebe aeronaves particulares fica a 5 min de carro do centro da cidade;

ÔNIBUS: Também tens à tua disposição uma grande rede de ônibus urbanos que comunica a cidade as cidades vizinhas; www.citral.tur.br

CARRO: Existem várias agências de aluguel de veículos para deslocar-te a Canela. Faça a reserva online e terás o carro à espera no teu destino. Prepara a rota ao teu gosto.

* Importante Canela não conta com estacionamento de longa permanência.


Como chegar ao Santuário de Caravaggio?

ÔNIBUS: Também tens à tua disposição uma grande rede de ônibus urbanos que comunica a cidade as cidades vizinhas. www.citral.tur.br

* Percurso feito pelo ônibus que leva ao santuário de Caravaggio Canela sentido Canela /Saiqui

* Rodoviária de Canela telefone: (54) 3282-1375

UBER: Aplicativo de locomoção


Tempo estimado de Caminhada:
Não há resposta certa, depende do ritmo de cada um. Estima-se que seja possível percorrer os 200 quilômetros em até 8 dias.


Para se organizar:


Monte sua bagagem

Sugestão do que levar na bagagem

Para desfrutar de forma mais harmônica do caminho, leve só aquilo que for estritamente necessário ou na mochila.

    1. A mochila ideal deve ser bem montada, por dentro e por fora. Ou seja, é fundamental, ao preencher lá, verificar pelo lado de fora se alguma parte do tecido está frouxa, sinal de lugar vazio e, portanto, mal uso da mesma. Oi ideal é que ela fique totalmente esticada, com roupas, equipamentos e comidas preenchendo a inteiramente.
    2. Materiais pesados devem ficar encostados as costas, permitindo que a mochila fique com o centro de gravidade relativamente alto, ideal para carregá-la.
    3. Deixe o lanche do dia, anorak (jaqueta impermeável) e a água à mão, além de outras coisas que se usa com frequência. Termine a arrumação de sua mochila com as comidas que, além de pesadas, deverão ser usadas logo no primeiro dia.
    4. As mochilas técnicas para caminhadas possuem uma fita barrigueira regulável, que proporciona conforto, além de transferir para os quadris a maior parte da carga. Bem como uma fita peitoral regulável, que aumenta a estabilidade dos movimentos.

Como o nome diz, o Caminho de Caravaggio não é uma corrida, mas uma caminhada. E o melhor exercício para isso é… caminhar. Você não precisa ser um triatleta para chegar bem ao fim de cada dia. Basta ter alguma atividade física rotineira e fazer alguns trekkings maiores carregando mochila para acostumar-se com o peso nas costas. Muito importante: uma boa bota de caminhada, de preferência com cano alto, já muito bem laceada previamente, caso contrário as bolhas podem acabar com a viagem.  


Guia e Passaporte

Para ser um Peregrino Oficial do Roteiro é necessário retirar gratuitamente o Guia e o Passaporte  na Central de Atendimento ao Turista de Canela que está localizada junto ao Praça João Correa e fica aberta das 12h às 18h diariamente.

(Horário foi alterado devido a pandemia)

Entenda o Guia e o Passaporte:

GUIA: No Guia o Peregrino conseguirá obter todas as informações necessárias para percorrer o caminho com segurança. Além da rota lá está indicado meios de hospedagem e alimentação.


PASSAPORTE: Já o passaporte o Peregrino deve Carimbar duas vezes em cada Município , comprovando assim que realizou o percurso.

CARIMBO

Qualquer estabelecimento quando solicitado pelo Peregrino pode “Carimbar o passaporte”. O Carimbo pode ser uma assinatura, um carimbo, um adesivo algo que identifique o local por onde o peregrino passou.


CERTIFICADO

Para adquirir o certificado de realização do percurso, é necessário que o passaporte do peregrino esteja carimbado com, pelo menos, dois carimbos por trecho.

SINALIZAÇÃO

Todo o percurso está sinalizado com “setas” de Cor Laranja sentido Canela – Farroupilha e de Cor Azul sentido Farroupilha – Canela.


TRECHOS DETALHADOS CLIQUE AQUI

INFORMAÇÕES IMPORTANTES NESTE PERÍODO DE PANDEMIA

SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO CANELA

Devido a pandemia não temos pontos de retirada de passaporte e guia bem como Carimbo dentro do santuário de Caravggio.

Ponto de Carimbo no Bar e Mercado Milton da frente do Santuário que já está indicado no Guia

HORÁRIO DE ATENDIMENTO CENTRAL DO TURISTA TAMBÉM FOI ALTERADO

Diariamente das 12h às 18h.

MISSAS NO SANTUÁRIO

TODOS OS DOMINGOS 9 h e 30 min estilo Drive in