Roteiro Romântico: Canela a Dois

Que a Serra Gaúcha é um dos destinos favoritos dos casais todo mundo já sabe. Seja em lua-de-mel ou aquela escapadinha de férias, os apaixonados colecionam momentos singulares por aqui. E é em Canela que o romantismo ganha ainda mais vida. Por isso, preparamos um roteiro com atrativos que vão do charmoso Castelinho Caracol até o aventureiro Alpen Park para você e seu amor viverem três dias inesquecíveis por aqui.

 

1º dia – Descendo para o Caracol

Acorde cedo e tome um café da manhã reforçado para encarar as aventuras de hoje. Como a maioria dos atrativos abre às 9h, programe-se para sair do hotel por volta das 8h30.

Seu primeiro dia em Canela precisa começar pelo principal cartão-postal da região: o Parque Estadual do Caracol e sua majestosa queda d’água de 131 metros de altura. De carro, táxi, Uber ou Bustour facilmente você desce os 6 km da RS-466 e logo se depara com o pórtico de entrada do parque. Lá dentro, você pode apreciar a vista do mirante principal e fazer aquela foto clássica com a Cascata do Caracol ao fundo percorrer as diversas trilhas que revelam paisagens belíssimas e pequenas cascatas que antecedem a principal. Para turbinar sua visita, você tem o opcional Observatório Ecológico, que é um elevador panorâmico que te leva a quase 30 metros acima do mirante e proporciona uma vista 360 graus do parque. Dedique de 1 a 2 horas para este atrativo, dependendo do seu pique para a caminhada, que não será pouca.

 

Cascata do Caracol vista do mirante principal do parque. Foto: Edu Vieiro

 

Após as conhecer a Cascata do Caracol de pertinho, é hora de conhecer de longe. Parece engraçado falar isso, mas é que a vista do Bondinhos Aéreos, que fica cerca de 1 km depois do Parque Estadual do Caracol, é deslumbrante e você tem uma nova experiência. São 12 cabines importadas da Suíça, com capacidade para oito pessoas cada, que percorrem três estações. Você e seu amor irão embarcar na Estação Central e de lá sobem para a Estação Animal. Lá, além de algumas trilhas de contemplação da natureza, há o espaço Esculturas que Falam, com cerca de 85 peças talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hirata que, ao toque, reproduzem o som de diversos animais. Embarque novamente e desça para a Estação Cascata, onde há um mirante mais próximo da famosa queda e faça uma foto memorável.

Embarcando de volta à Estação Central, é hora de descer as escadas e se aventurar no Eagle, uma tirolesa para duas pessoas que simula o voo de uma águia. A cadeira se desloca a 180 metros de distância presa por cabos de aço com desnível de 45 metros em relação à saída, com uma vista única de toda a paisagem. Vocês ficarão alguns segundos parados no topo e, em seguida, a volta é em queda livre até a base novamente. É emoção que você quer? É emoção que você terá!

Aqui você também precisa reservar de 1 a 2 horas para poder curtir bem o parque.

 

Eagle, a tirolesa para dois. Foto: Divulgação Bondinhos Aéreos

 

Após estes dois parques, já vai dar para fazer uma pausa para o almoço. Escolha alguma opção leve porque a tarde ainda terá muita coisa para visitar.

Sua tarde vai iniciar com uma viagem à cultura milenar do Museu Egípcio. Réplicas de pirâmides, sarcófagos, hieróglifos, múmias e até uma coleção do faraó Tutankhamon estarão te esperando nesta visita, que pode durar de 40 minutos a 1h30. Na sequência, no caminho de volta ao Centro vamos parar no Mundo Gelado, uma caverna a -23°C onde tudo é feito de gelo, das paredes aos móveis. Serão fornecidas agasalhos térmicos para que vocês possam interagir com toda a mobília, além de conhecer a coleção de artefatos náuticos do Capitão Jack. Aqui sua visita pode durar de 30 minutos a 1 hora.

Após esta visita congelante, vocês irão se aquecer com um delicioso apfelstrudel, a famosa torta de maçã de receita alemã, feita no fogão a lenha centenário do Castelinho Caracol. Este museu foi a primeira residência de Canela e preserva os móveis e utensílios originais da família Franzen. Dê uma volta para conhecer os cômodos e costumes e finalize o tour na cozinha, claro. Aqui você pode apreciar não só o apfelstrudel acompanhado por creme de nata ou sorvete, como também waffles, chá e outros quitutes tradicionais. Antes de ir embora, dê uma voltinha pelo pátio dos fundos, com um belo jardim e um lago. Ao todo, seu passeio aqui também irá durar de 40 minutos a 1h30, dependendo do tamanho da sua fome.

 

O famoso e inesquecível apfelstrudel. Foto: Divulgação Castelinho Caracol

 

Após este dia intenso, pegue o caminho de volta para o Centro e vá direto para a Catedral de Pedra. No final da tarde o sol se põe de frente para a majestosa torre dando aquele brilho amarelado lindo que os fotógrafos chamam de “golden hour”. Registre seus melhores cliques e aprecie as lojas do entorno. Dê uma volta a pé pelo Centro (ou como se fala aqui no Sul: “dê uma banda”), conheça a Praça João Corrêa, a Casa de Pedra, a Feira de Artesanato e finalize seu dia com uma sequência de fondue. Se estiver perto da Igreja ainda, vale muito a pena apreciar o Espetáculo Catedral de Luzes, que acontece todo dia às 20h30 e 21h30.

Ao chegar no hotel, tome um banho, poste as fotos do dia em suas redes sociais (não esqueça de marcar o Instagram @CanelaRS) e descanse.

 

2º dia – Aventura na Zona Rural

Mais um dia se inicia na cidade das hortênsias. E hoje coloque um tênis e roupa bem confortável, porque é dia de aventura!

Inicie a manhã do seu segundo dia indo direto para o Alpen Park, um parque de diversões totalmente integrado às montanhas do Morro Calçado. Aqui você e o amor da sua vida irão descer pelos mais de 900 metros de trajeto do trenó alpino, subir no TurboDrop para descer em queda livre, se aventurar pelo arvorismo e tirolesa, dar umas voltas de montanha russa, pilotar um quadriciclo e muito mais! São 14 atrações ao total por aqui, e sua visita não pode durar menos do que 2 a 3 horas para conseguir aproveitar bastante.

 

Controle você mesmo a velocidade do seu trenó nessa emocionante descida. Foto: Divulgação Alpen Park

 

Certamente depois dessa manhã cheia de emoção, a fome deve estar batendo forte. Então é hora de descer um pouco mais adentro da zona rural e parar para almoçar Paradouro Rural da Família Schein, que oferece rodízio de massas, risotos, lasanhas com estações de pães, salames e queijos, saladas, sopa de cappelletti, carnes e o tradicional feijão, além dos doces caseiros. Aprecie a natureza ao redor e dê uma “lagarteada” ao sol, que é como nós gaúchos chamamos esse descanso rápido. Na sequência, pare para comprar alguns embutidos, copas e queijos coloniais com a Família Chaulet e leve um gostinho rural de Canela para sua casa.

Seu próximo destino será uma vinícola, obviamente! E ali pertinho tem duas: a Vinícola Granja da Telha, com produção familiar, e a internacionalmente premiada Vitivinícola Jolimont. Em ambas você poderá conhecer os processos de fabricação e conservação dos vinhos e espumantes, degustar os vários tipos produzidos em cada uma e já comprar com condições especiais direto da “fábrica”. Reserve pelo menos 1h para cada uma.

 

Visita aos parreirais e a todos os processo de fabricação. Foto: Divulgação Vitivinícola Jolimont

 

Depois vamos esticar um pouco e descer até o Flor do Vale Alambique e Parque Ecológico, para degustar cachaças artesanais e sentir a beleza da natureza nos diversos cenários deste belo parque ecológico. Se o dia estiver quente, dá até para molhar os pés na água. Dedique cerca de 1h para este passeio. Pegue o caminho de volta ao Centro, tome um café por ali e faça mais algumas comprinhas nas lojas que não deu tempo de visitar no dia anterior.

O jantar de hoje terá churrasco e bom chimarrão. Vamos descer em direção ao Caracol novamente para curtir a Noite Gaúcha da Churrascaria Garfo e Bombacha. Um farto buffet, diversos cortes de carne e o famoso costelão na vala que assa por 6 horas, te esperam junto com o um show de danças típicas gaúchas. Aqui é necessário conferir no site antecipadamente, pois o show não acontece todos os dias. E, por garantia, reserve sua mesa.

 

Noite Gaúcha da Churrascaria Garfo e Bombacha. Foto: Rafael Cavalli

 

3º dia – Explorando o Centro

Se você pensa que já conheceu tudo o Canela tem para oferecer… está enganado! Nos dois primeiros dias visitamos os pontos extremos da cidade, Caracol e Zona Rural, e hoje vamos nos dedicar aos atrativos do Centro.

Inicie o dia na Catedral de Pedra, aquela mesma que a gente visitou no entardecer do primeiro dia. Hoje você pode visitar ela pode dentro, apreciar os vitrais e obras de diversos artistas plásticos, incluindo um altar com a Santa Ceia entalhado em madeira. Depois, você pode subir a escadaria que leva ao carrilhão de 12 sinos bronze de uma marca italiana que ecoam por todo o Centro quando tocam. A atração Sinos da Catedral é um museu que conta a história da construção da Igreja, além de oferecer uma vista panorâmica da cidade. Reserve de 40 minutos a 1 hora aqui, para conseguir recuperar o fôlego da subida e descida.

 

Interior da Catedral de Pedra. Foto: Divulgação

 

Após ver a Catedral por dentro, por fora e, literalmente, de cima abaixo, dirija-se à Av. Don Luiz Guanella, que conecta a gente com a cidade vizinha, e pare no Museu dos Beatles. Ele é o primeiro museu dedicado à vida e obra dos garotos de Liverpool e um dos maiores acervos da banda no mundo. Sua visita aqui levará de 30 a 60 minutos. A próxima parada será o Museu da Moda. Aqui o casal irá fazer uma viagem no tempo conhecendo a história da vestimenta feminina desde o antigo Egito, com réplicas construídas com os mesmos tecidos e técnicas de cada época. Também há uma vitrine dedicada à Lady Di, ícone de moda nos anos 80 e 90. Há, inclusive, peças originais da Princesa de Gales arrematas em leilão. Para visitar os dois andares do museu, você levará de 40 a 60 minutos.

Façam uma pausa para o almoço. Tanto na Avenida quanto no Centro há diversos restaurantes com buffet ou a la carte.

Após o descanso, vamos iniciar nossa tarde no Mundo a Vapor e sua imponente fachada que reproduz um acidente que aconteceu no século XIX, quando uma locomotiva avançou as paredes da estação Montparnasse, em Paris, e ficou suspenso. No interior, vocês irão conhecer miniaturas de máquinas a vapor em pleno funcionamento. É uma verdadeira aula de história e engenharia. O passeio aqui dura de 40 minutos a 1 hora.

 

A menor fábrica de papel do mundo fica no fundo do parque. Foto: Divulgação Mundo a Vapor

 

Na volta para o Centro, vamos parar no Museu do Automóvel. Se um dos dois for apaixonado por carros antigos, aqui é o paraíso! Veículos e peças originais conservados desde os anos 20 leva todo mundo de volta aos Anos Dourados. Em 40 minutos a 1 hora vocês visitarão este atrativo.

Em seguida, vamos atravessar pela Igreja novamente e pegar o caminho do Parque do Lago até o Parque das Sequoias. Aqui existe a maior coleção de coníferas do mundo (árvores que dão frutos em forma de cone) com espécies de diversas partes do mundo e mantidas pela terceira geração da mesma família. O cenário é perfeito para fotos e um piquenique. Reserve de 40 minutos a 1 hora para seu passeio aqui.

Por fim, retorne ao Centro para jantar em uma das opções da Estação Campos de Canella, um complexo cultural, comercial e gastronômico que transformou a antiga estação férrea. São diversas opções de restaurantes e bares para encerrar o terceiro e último dia por aqui.

 

Dezenas de lojas e restaurantes em um único complexo. Foto: Divulgação Campos de Canella

 

Resumo do Roteiro

1º dia – Descendo para o Caracol

8h30 – Saída do Hotel
9h00 – Parque Estadual do Caracol
10h30 – Bondinhos Aéreos Parques da Serra
12h00 – Almoço
13h30 – Museu Egípcio
14h45 – Mundo Gelado
15h45 – Castelinho Caracol
17h30 – Catedral de Pedra
19h00 – Jantar

 

2º dia – Aventura na Zona Rural

8h30 – Saída do Hotel
09h00 – Alpen Park
12h00 – Paradouro Rural da Família Schein
13h30 – Família Chaulet
14h00 – Vinícola Granja da Telha
15h00 – Vitivinícola Jolimont
16h00 – Flor do Vale Alambique e Parque Ecológico
17h00 – Café e compras no Centro
19h00 – Noite Gaúcha – Garfo & Bombacha

 

3º dia – Explorando o Centro

08h30 – Saída do Hotel
09h00 – Catedral de Pedra
10h30 – Museu dos Beatles
11h15 – Museu da Moda
12h30 – Almoço no Centro
14h00 – Mundo a Vapor
15h15 – Museu do Automóvel
16h30 – Parque das Sequoias
18h00 – Jantar na Estação Campos de Canella

 

Os horários aqui são apenas indicadores de referência para você poder otimizar seu passeio. As visitas podem levar mais ou menos tempo em cada local de acordo com a sua disposição para conhecer todas as atrações de cada local, com possíveis filas em bilheterias ou brinquedos. Sugerimos sempre comprar os ingressos com antecedência para ganhar tempo.

Onde ficar em Canela

De charmosas pousadas a luxuosos hotéis, a melhor hospedagem para você está em Canela. Clique aqui e conheça as opções.

 

Precisa de ajuda?

A equipe da Central de Atendimento ao Turista está disponível para tirar dúvidas diariamente, das 8h às 19h, na Praça João Corrêa, pelo e-mail centraldoturista@canela.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (54) 3282 5199.