Roteiro “Banho de Cachoeira”

Nada melhor do que tomar um banho de cachoeira num dia quente de verão! Além de divertido, lava a alma e renova as energias. Canela tem boas opções de cachoeiras, todas dentro de parques e algumas com infra-estrutura de vestiários.

A de mais fácil acesso fica no Ecoparque Sperry. Após estacionar o carro, localize o vestiário com banheiros para trocar de roupa. Siga pelos laranjais em direção à cachoeira do Poço. É uma caminhada curta, em meio a um bosque de eucaliptos e de árvores nativas. Em menos de 300 metros você estará na frente da pequena queda d’água que forma uma piscina apropriada para banho. A água é gelada e refrescante! Esse é um passeio rápido, que pode ser feito num turno, com a dica de almoçar lá mesmo, no restaurante Berga Môtta, de deliciosa comida caseira.

O banho de cachoeira no Parque da Ferradura exige bem mais esforço, mas é igualmente compensador. Prepare-se para uma trilha de uma hora de descida e mais outra de subida. Leve muita água, frutas e comida para
piquenique.Sapatos apropriados para trilha, toalhas e uma muda seca de roupa são bem-vindos. A cascata fica no final da trilha do Rio Caí e é linda. Ampla, com pedras enormes para escalar e que rendem boas fotos para postar nas redes sociais. Há bons recantos para descansar e olhar a paisagem antes de pegar o caminho de volta. Esse passeio leva de três a quatro horas.

O Parque da Cachoeira oferece banhos com acesso bem fácil! O mais difícil, muitas vezes, é vencer os 18 km que separam o centro da cidade até a entrada do parque, numa estrada de chão batido (assim com as demais desse roteiro) que não tem uma boa conservação. Mas vale a pena! As quedas d’água são muito bonitas e há vários locais para banho, com banheiros e vestiários acessíveis. O passeio leva de uma a duas horas.