Programa Turismo Seguro credencia os primeiros estabelecimentos

O programa Turismo Seguro habilitou os primeiros estabelecimentos de Canela. O parque Bondinhos Aéreos, a Pousada Casa Rosa, a Pousada dos Pinheiros e o Vila Suzana Parque Hotel foram enquadrados na categoria A, que garante a excelência dos serviços. O objetivo da Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, é certificar empresas canelenses em critérios de segurança e qualidade de atendimento. Mais de 200 empresas estão aptas a fazer o cadastro gratuitamente.

O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, agradece aos empresários que estão buscando a certificação e convoca os estabelecimentos a fazer seu cadastro. “O processo é bem simples, ágil e gratuito. Com a busca pela certificação, os empreendedores demonstram que estão comprometidos com os colaboradores e os clientes”, afirma Sanches.

Além de protocolos de prevenção ao coronavírus, que são obrigatórios, o secretário observa que o programa avalia quesitos de qualidade no atendimento. “O atendimento bilíngüe, cardápios em Braille e outros aspectos são o que diferenciam os estabelecimentos para receber a certificação na categoria A. Estamos preocupados com acessibilidade, inclusão e com o meio ambiente. Queremos um turismo cada vez mais seguro e qualificado em Canela”, destaca.

Para fazer o cadastro, o formulário pode ser preenchido no site www.canela.com.br/selo. Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Turista pelo telefone (54) 3282.5199.

CARTILHA DIGITAL

Para facilitar o cadastro, a equipe técnica da Secretaria de Turismo e Cultura elaborou um e-book com recomendações sobre os protocolos de prevenção a Covid-19. Na cartilha virtual, foram compiladas de forma didática as recomendações do Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, além de atender quesitos dos decretos estadual e municipal. O texto foi avaliado e aprovado pela Secretaria Municipal da Saúde de Canela.  O material será enviado para todo o trade turístico pela Central de Atendimento ao Turista e também está disponível no site.

SOBRE O SELO

O programa Turismo Seguro foi criado pela Prefeitura de Canela. Em parceria com as secretarias de Saúde e de Fazenda e Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela estabeleceu critérios de avaliação para meios de hospedagem, atrativos turísticos, estabelecimentos gastronômicos, agências e prestadores de serviço. O objetivo do programa é melhorar o perfil sanitário, de atendimento e de divulgação dos empreendimentos. Com a categorização, o consumidor terá a oportunidade de conhecer o esforço dos estabelecimentos em proporcionar a melhor experiência ao visitante. São avaliados desde critérios de boas práticas em saúde até ações ambientalmente sustentáveis e de acessibilidade. Além de adequações para enfrentamento da Covid-19, é necessário que os estabelecimentos disponibilizem cardápios em Inglês, Espanhol e Braille, por exemplo. Cada critério terá determinado valor em pontos e, conforme o total de pontos alcançados, o empreendimento será categorizado entre A e E.

Foto: Clauber Maciel/Divulgação