Site oficial da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela

Mundo a Vapor

16/08/2017

O trem inclinado soltando um vapor branco enfeita a fachada e convida os visitantes a conhecer esse mundo de engrenagens que já virou um clássico de Canela. O Mundo A Vapor recriou em miniaturas a mecânica de
funcionamento de uma série de fábricas e atividades econômicas inventadas pelo homem para ganhar produtividade e qualidade no trabalho. Assim, logo na entrada, você conhece a operação de uma siderúrgica, seguida por uma olaria, uma usina eólica, termelétrica, hidrelétrica, uma serraria, entre várias outras atividades.

Guias explicam pacientemente como tudo funciona. É uma verdadeira aula de ciências!

Na parte central do salão, está a maquete da antiga ferrovia que ligava Porto Alegre a Canela, inaugurada em 1924 e extinta em 1963. Imagine que delícia se ainda hoje estivesse em atividade e pudéssemos percorrer a Serra gaúcha a bordo de um trem! Mas enquanto isso permanece como sonho, aproveite um breve passeio num trenzinho na área externa do parque (incluso no ingresso).

Dica de Canelense: O Mundo A Vapor é realização de um sonho de Ernesto Urbani, e de seus filhos Omar, Benito e Hermes. O patriarca da família, ainda na década de 1920, tinha uma oficina mecânica que atendia as serrarias de Canela, todas movidas por grandes máquinas a vapor. Seus filhos iam para a oficina e brincavam de construir réplicas. Esse passatempo prazeroso virou negócio em 1991, com a inauguração do parque. Caminhe até o final do grande salão e você encontrará a estátua de Ernesto e a réplica de sua oficina. Vale uma foto e um post!
#mundoavapor
Telefone: (54) 3282-1125 / 3282-9919
Endereço: Av. Dom Guanella, 1177
Horário de funcionamento: 9h às 17h
E-mail: mundo@mundoavapor.com. br

www.mundoavapor.com.br

Last modified: 17/04/2019

Comments are closed.