MENU

A Cidade de CANELA

Canela é uma cidade tranquila para morar e alegre para “turistar”. Dispõe de variados recursos e atrativos turísticos que usam como cenário as paisagens da natureza, a ruralidade, o ar puro, o cantar dos pássaros, as estruturas construídas, a hospitalidade, a gastronomia – tudo para o “bem estar da comunidade” e o “bem receber dos turistas”, proporcionando momentos de paz, alegria, entretenimento, aventura, diversão, lazer e descanso.

Turistas brasileiros de quase todos os Estados e de outros países, vem conhecer os parques, museus, vinícolas, cervejarias artesanais e a variada gastronomia da cidade, uma adaptação muito bem-feita do que é encontrado no Brasil com as nuances europeias. Aliás, comer bem em Canela é sinônimo de sua rica história e cultura, pois a cidade abraçou suas origens com o toque exato da gastronomia alemã e a mão de ouro da saborosa cozinha italiana. O setor de gastronomia em Canela é uns dos mais privilegiados, contando com uma imensa variedade de opções gastronômicas a disposição da comunidade e turistas, que contempla várias culturas através de deliciosos pratos, cuidadosamente temperados para os seus clientes. O tradicional churrasco gaúcho, o café colonial germânico, o romântico fondue suíço, as massas e risotos italianos e o doce chocolate artesanal caseiro, são especialidades culinárias encontradas com facilidade na cidade, que agradam os paladares dos visitantes. São verdadeiras delícias típicas germânicas, italianas, suíças, holandesas e gaúchas, e muito mais. A área de alimentação e bebidas (A&B) tem na sua oferta uma vasta gama gastronômica, com mais 100 opções de empreendimentos para melhor atender aos moradores da cidade e os turistas.

A hotelaria da cidade é composta por meios hospedagem que oferecem aconchego, conforto e serviços exclusivos, contando atualmente com cerca de 68 empreendimentos hoteleiros, destes: hotéis, flats/aparts hotéis, pousadas, estalagens, hostel, chalés, casas de hospedagem rural, camping e glamping, totalizando aproximadamente 6 mil leitos. Está previsto a inauguração de mais 5 novos empreendimentos hoteleiros até o ano de 2025. Destes, dois são considerados hotéis de luxo (5 ou 6 estrelas), um semi-luxo (4 estrelas) e dois no conceito “multipropriedade”.

O comércio no município é diversificado, onde se pode encontrar lojinhas de artesanato, chocolatarias, cafeterias, padarias, confeitarias, malharias, tapeçarias, loja de produtos coloniais, cutelarias, loja de móveis, antiquários, lojas de grifes, loja de especiarias, lojas de roupas, brechós, entre outras lojas e empreendimentos de diferentes nichos de mercado.

Com tanto charme e inúmeros atrativos, a cidade é um lugar ideal para a realização de eventos (artísticos, musicais, culturais e gastronômicos), para todas as idades e públicos: Temporada de Inverno, Temporada de Verão, Réveillon, Carnaval, Páscoa, Festival Internacional de Bonecos e o Sonho de Natal, trazem todos os anos milhares de visitantes para Canela.

Belezas naturais, com paisagens deslumbrantes e inverno com friozinho gostoso, deixam o cenário em Canela ainda mais belo e encantador. Um convite para os casais românticos, para as famílias que buscam lazer e para os adeptos do turismo de natureza.

A hospitalidade dos canelenses que nunca faltaram no povo gaúcho, encantam a todos. Por isso, Canela é sem dúvida, uma das cidades mais incríveis do Brasil para quem busca diversão, entretenimento ou contato com a natureza. Um lugar ideal para quem quer desfrutar de férias inesquecíveis. Tudo isso, faz desse destino um dos mais procurados do Rio Grande do Sul, cada vez mais promissor e consolidado no mercado brasileiro de viagens.

A História de CANELA

Canela localiza-se na microrregião 309 (RS), nos degraus da encosta inferior nordeste e na extremidade sul da Serra Geral. O município é dividido pelo Rio Caí (Santa Cruz), abrangendo as nascentes do Rio Paranhana.

Chamado originalmente de “Campestre Canella”, o local onde hoje se situa a cidade, era rota de passagem dos comboios de tropeiros que levavam gado, queijo e couro do Centro do país para o Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Antes terra dos índios Caaguás, a sesmaria teve como primeiro proprietário (morador do território) o Sr. Joaquim da Silva Esteves, que obteve, em 1821 da Coroa Portuguesa, o título de “Senhor do Campestre Canella”. Árvore nativa, a “caneleira” fornecia a sombra para o merecido descanso dos viajantes, que pousavam perto de onde fi ca hoje a praça central da cidade, chamada de João Corrêa, em homenagem ao grande impulsionador da região.

A história desse território começou no início do século 20, quando essa região do Rio Grande do Sul foi habitada e dominada por famílias de fazendeiros italianos e alemães, vindos de diferentes colônias do Estado. A cidade teve seu primeiro núcleo urbano formado em 1903, quando o coronel João Corrêa Ferreira da Silva se instalou no local. Foi sob sua organização que se construiu a estrada para Taquara, de cujo território Canela fazia parte, e se instituíram os primeiros serviços. A principal praça recebeu o nome em homenagem a esse desbravador.

Em 1913, foi criada a “Companhia Florestal Riograndense”, que comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para a exploração da madeira foram instaladas cinco serrarias. O desbravador do povoado, João Corrêa Ferreira da Silva, foi quem construiu a estrada de ferro, obra iniciada em 1913 e concluída em 1925, ligando Canela a Taquara. A estrada de ferro e as usinas de Canastra e Bugres, colaboraram para consolidar a importância de Canela. Com a ferrovia já em pleno funcionamento, o movimento se intensifi cou e em 2 de março de 1926, Canela foi catalogada pelo Ato nº 302 como 6º Distrito do Município de Taquara. Nessa época surgiu o movimento emancipacionista liderado por Pedro Sander, Nagibe da Rosa, Danton Corrêa da Silva, Attilio Zugno e Pedro Oscar Selbach. Em 28 de dezembro de 1944, pela Lei Estadual nº 717, foi oficialmente estabelecido o Município de Canela, e em janeiro de 1945, sendo nomeado como primeiro prefeito o Sr. Nelson Schneider.

EVENTOS

FESTA COLONIAL

SONHO DE NATAL