Separamos um lugar especial para você! Que pretende divulgar, buscar materiais publicitários ou informações sobre o destino Canela!
Novas informações, fotos, releases e conteúdos vão ser atualizados o tempo todo.

Lembre-se de sempre disponibilizar os créditos dos conteúdos para a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e ao fotógrafo (nomes dentro das respectivas pastas)

As melhores fotos prontas para você baixar!

Inserida na Região das Hortênsias, localizada na Encosta Superior do Planalto Meridional no Estado do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha, o Município de Canela faz parte de um dos mais importantes polos de turismo no Brasil. Com pouco mais de 40 mil habitantes, a cidade possui na atividade turística a sua principal fonte de renda e desenvolvimento econômico.
Com um número aproximado de 80 meios de hospedagem, mais de 120 estabelecimentos gastronômicos e cerca de 55 atrativos turísticos diferentes, Canela ainda é berço cultural, conhecida por ser um palco a céu aberto.
Os eventos em Canela se destacam na região e atraem milhares de turistas ao longo do ano. Eventos como o Sonho de Natal, a Temporada de Inverno, a Páscoa em Canela e o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela são destaques no Brasil e no mundo, e a cada ano se renovam, trazendo muito beleza, harmonia e emoção para quem assiste aos espetáculos.
Apesar de ser um destino turístico consolidado, Canela reinventa-se a cada dia, e é referência em inovação. Isso porque, nos últimos anos, diversas foram as iniciativas que deram ao Município papel de destaque no cenário turístico nacional.
Acompanhando essa tendência, uma das iniciativas de maior impacto foi a iluminação da fachada da Catedral de Pedra, principal ponto turístico no centro da cidade, e já considerada uma das sete maravilhas do Brasil. Diariamente, a noite de Canela é iluminada por um espetáculo de luzes e som ao redor da igreja mais visitada da Serra Gaúcha. A enorme e majestosa estrutura ganha cores projetadas em sua fachada, enquanto uma música toca acompanhando o movimento das luzes.

No campo econômico, Canela também assume papel de protagonismo e destaca-se pelas suas inovações. Para isso, desenvolveu programas de incentivo a empresas que possuem interesse de instalação e ampliação de suas operações no Município, o Programa Canela do Futuro e o Programa Canela Cidade Empreendedora, este último voltado especialmente à diversificação da matriz econômico do Município por meio da tecnologia.
Os programas econômicos desenvolvidos atraíram uma série de novos investimentos para o Município, em especial para o setor turístico. Nos últimos anos iniciaram suas operações na cidade a Estação Campos de Canella, com o novo parque temático BigLand, além do Museu American Old Truck, Museu Egípcio, e Skyglass Canela, único no mundo. Destacam-se também o início das atividades da empresa de táxi áereo Tri Táxi, além das Lojas Havan, que em breve será inaugurada.
Destaque, portanto, às parcerias desenvolvidas entre os setores público e privado, que garantem a continuidade no desenvolvimento do Município.
Além disso, apesar de já possuir um Aeródromo Municipal, referência na região, e que passou a receber voos comerciais de companhia aérea nacional, a cidade trabalha na implantação do Aeroporto Regional das Hortênsias, que futuramente possibilitará ao Município receber até mesmo voos internacionais. Aliás, alternativas de acesso à cidade não faltarão, pois em breve a Rota Panorâmica, estrada que tem como plano de fundo a bela serra gaúcha e paisagens naturais de tirar o fôlego, poderá ser utilizada como via rápida para quem chega da Região Metropolitana.
Canela também se preocupa com o turismo responsável, e por isso desenvolveu nos últimos anos o projeto “Canela Sem Rastros”. A iniciativa foi desenvolvida com base na ideia de “leave no trace” – conceito mundial de turismo sustentável, que preconiza a redução do impacto ambiental, levando em conta atitudes voltadas à preservação do meio ambiente urbano e natural. O projeto examina as potencialidades do Município e trabalha para a conscientização de turistas e canelenses visando a prática do não deixar rastros.
Em franco desenvolvimento, porém, o Município de Canela não passou ileso frente às dificuldades enfrentadas pela pandemia de COVID-19, que abalou todos os setores, sendo o turismo o mais afetado deles.

Ainda assim, a cidade se manteve na vanguarda, desenvolvendo em conjunto com todo o trade turístico seu próprio Plano de Retomada Econômica Pós COVID-19, elogiado e utilizado como exemplo a nível nacional pela Confederação Nacional de Municípios – CNM.
Canela inclusive foi a primeira cidade no Brasil a receber a certificação internacional Safe Travels (viagens seguras). O protocolo criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC) estabelece regras a serem cumpridas por empresas, cidades e países a fim de tornar as viagens mais seguras, tendo em vista a necessidade de se adotar medidas de enfrentamento e combate à Covid-19 a nível mundial.
Ao mesmo tempo, Canela desenvolveu uma certificação própria, o Selo Turismo Seguro, sendo que os empreendimentos que estão de acordo com os protocolos de segurança contra o coronavírus podem requisitar a certificação local. O Selo é outorgado pela própria Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela após comprovação e comprometimento de hotéis, pousadas, parques, museus, restaurantes e prestadores de serviço.
Enfrentadas as dificuldades impostas, Canela mantém seu foco no crescimento turístico e econômico, e projeta mais um passo para coroar sua grandeza e alçar voos cada vez mais altos. Por isso, aliado a todos os projetos em desenvolvimento, já tramita junto ao Congresso Nacional projeto de lei que garantirá à cidade o título de “Capital Nacional dos Parques Temáticos”, consolidando seu reconhecimento como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Um verdadeiro case de sucesso!